quarta-feira, 18 de março de 2015

HISTÓRIA DA MÚSICA GOSPEL

A música gospel não surgiu junto com as manifestações evangélicas, ou seja, não existia uma separação de ritmos e estilos entre o que tocava nas congregações e o que tocava fora delas (a não ser pela letra).

Espiritual Negro

Surgiu na época da escrevidão americana e era um dos gêneros mais usados nas congregações. O Espiritual Negro possui um andamento mais lento, uma letra para meditação e era cantado a capella ou com o acompanhamento de uma gaita (especialmente nos cultos) já que os escravos e negros livres (depois da escravidão) não possuíam muitos instrumentos. Sua estrutura de letra quase sempre é "A,A,B" (ou seja, duas partes  e um coro) uma estrutura muito usada na música Gospel até os dias atuais (percebe-se assim a influencia da Espiritual Negro no Gospel).


 Quanto à letra, propriamente dita, é composta por frases curtas e simples que se entrelaçam formando um harmonioso jogo de frases e respostas. Foi esse gênero o que mais influenciou a música Gospel, mas essa influencia só se deu depois de um tempo.

O Nascimento

Thomas Dorsey foi um pianista de Blues que abandonou sua letra agressiva passando a tocar algo mais parecido com o Jazz, o que chamou de Gospel, mesmo assim a "igreja" da época não achou o estilo de Dorsey apropriado para tocar dento do santuário. Começou, então, uma saga impressionante. Thomas gravou, por conta própria, cerca de 500 cópias da música "If You See My Saviour" e distribuiu para congregações de todo os EUA, demorou bastante tempo (cerca de 3 anos) para que ele obtivesse alguma resposta, mas mesmo assim sua música ainda não era conhecida, muito pelo contrário, era alvo de muito preconceito. Thomas Dorsey trabalhou com nomes muito influentes na música congregacional como Sallie Martin, e aos poucos (depois de muita luta) viu o Gospel subir nos púlpitos.
Essa luta modificou totalmente a forma de louvar a Deus nas congregações. 
No ano de 2010 a musica 'Amazing Grace' (Graça Maravilhosa) completou 230 anos de existência e de muito sucesso. Em todo esse tempo não saiu das paradas de sucesso, e foi tocada em momentos solenes. Seu compositor, John Newton, era traficante de escravos, quando em certo dia seu barco enfrentou uma terrível tempestade na qual ele viu que estava só e que apenas a graça de Deus poderia salva-lo e foi o que aconteceu. Após esse episódio John Newton se converteu ao Cristianismo abandonando tudo o que possuía, inclusive seu emprego, então ele compôs 'Amazing Grace' O maior sucesso da musica gospel de todos os tempos. VEJA O VÍDEO DA MÚSICA 'Amazing Grace' (Graça Maravilhosa) É SÓ CLICAR EM VÍDEOS EM NOSSA PÁGINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário